QUAL A ESPECIFICIDADE DE UM CELEBRANTE DE CASAMENTOS?

Muitas vezes tenho sido perguntado sobre qual a diferença entre um CELEBRANTE e um  PADRE,  PASTOR, RABINO, etc…
Para mim está claro que, o CELEBRANTE é um profissional capacitado para atender a noivos que querem uma celebração de alta performance, ou que por um motivo qualquer são impedidos de casar em sua igreja de origem (embora que para mim, só exista UMA igreja), ou ainda, por que um dos noivos professa uma fé diferente da do outro.
O Celebrante deve ser um profissional que, se não for teólogo, pelo menos deve ter um amplo conhecimento de todas as religiões, não somente as cristãs, pois frequentemente somos chamados a realizar casamentos inter-religiosos; ser um bom comunicador; ser criativo e ter uma cosmovisão ampliada, além de ser capaz de criar uma profunda empatia com os noivos que o contratam.
O profissional competente acolhe quem lhe procura, sem prejulgamentos e sem preconceitos. Ele está totalmente aberto para receber com amor, orientar e conduzir o processo de preparação e a celebração em si de tal forma que noivos, familiares e convidados sintam-se totalmente preenchidos pela energia amorosa que emana do universo.
Celebramos o AMOR, acima de qualquer outra doutrina ou “placa religiosa”. Já na milenar sabedoria do Xamanismo, do Taoismo, do Budismo, do Islamismo, do Hinduismo, do Judaísmo e posteriormente também no Cristianismo e mais recentemente na Moderna Administração, vemos manifesta de maneira inequívoca, a importância do amor.
Pessoas que se amam e são amadas profundamente, são pessoas mais felizes e mais realizadas, tanto na vida pessoal, quanto na familiar e profissional.
Concluímos assim, que o CELEBRANTE é um profissional, diferenciado, altamente qualificado que age de maneira prestadia junto aos seus fruitivos, proporcionando-lhes uma celebração personalizada, única, inesquecível e que impacte positivamente na vida dos noivos e de todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos com o casamento.
Esse profissional, que ainda tem uma história muita curta aqui no Brasil, deverá ter uma visão Holística e Sistêmica do Universo, da Vida, do Ser Humano e das Organizações Sociais e Religiosas.
Toda vez que nos deparamos com algo diferente, novo, nossa primeira reação é lançar um olhar crítico, seja sobre uma leitura, um filme, uma peça teatral ou o que quer que seja, por isso nunca é demais lembrar:
Que neste exato instante, a vida se revela em todo seu esplendor. Neste exato instante não há nenhum sofrimento e nenhum problema, no agora só há manifestação pura. Podemos sim treinar a viver mais o agora, que está sempre presente: delete ou corte, ou não se prenda, ou não siga os pensamentos que fazem com que nos apeguemos a um passado ou futuro, ambos fictícios. O real é só o aqui-agora, portanto a finalidade profunda da vida é viver, e para isto precisamos estar presentes neste momento, inteiros, vivos, completos e atentos. Assim toda confusão se desintegra no vazio!
Desejo que essa pequena reflexão, nos ajude a compreender com mais precisão, qual é exatamente o nosso papel como CELEBRANTES.
Profissionais de Celebrações de Casamentos
Waldir Humberto Schubert e Nadir

  MASTER COACH – ISOR


Nenhum comentário: