QUERO UM CASAMENTO PERSONALIZADO, DIFERENTE, ÚNICO. COMO FAÇO?


Quando os noivos começam a pensam em casamento, surge um verdadeiro turbilhão de ideias, questionamentos, dúvidas, perguntas… Começam a pensar na data, no horário, no local e também na maneira de celebrar o amor. Deve ser um momento único e inesquecível.
O (a) Profissional de Celebrações surgiu para suprir uma lacuna que as igrejas não conseguem preencher. Penso aqui especificamente naqueles noivos com uma cosmovisão ampliada e que esperam algo mais do que aquela antiga “receita pronta” já conhecida de A a Z.
Sabendo que estamos lidando com pessoas, diferentes umas das outras e cada uma com seus sentimentos, é preciso que tenhamos o máximo cuidado para irmos ao encontro das expectativas daqueles que nos contratam para celebrarmos o amor entre eles. É preciso, antes de mais nada, muita empatia e muito respeito. Precisamos saber ouvir e procurar sentir o que nossos noivos querem e o que estão sentindo e também o que esperam de nós. Nossa responsabilidade enquanto Profissionais de Celebrações é muito grande.
Precisamos dedicar tempo para conhecermos da maneira mais profunda possível, quem são esses noivos que nos contrataram e o que eles esperam de nós. É necessário sabermos respeitar suas convicções religiosas, sua tradição e suas opções sexuais. Os noivos esperam do(a) Profissional de Celebrações que ele ou ela não seja apenas “alguém que vá lá na frente falar algumas palavras bonitas”. Também não querem um sermão, nem um discurso vazio. O que eles esperam é que saibamos traduzir em palavras, seus sentimentos, sua maneira de ser, de pensar e de agir.
Nas conversas com nossos noivos, sempre procuramos deixar bem claro, que não queremos passar pela vida deles apenas o (a) celebrante do seu casamento. Queremos ser lembrados como amigos, confidentes e conselheiros. E temos sentido o quanto isso é importante. Através do Coaching Familiar – Qualidade de Vida a Dois, constantemente somos procurados para ministrar cursos em empresas, igrejas ou outras organizações. Também é comum sermos procurados para uma orientação, para um desabafo, ou simplesmente para nos dizerem: “ vocês são muito especiais em nossas vidas.
O (a) Profissional de Celebrações tem um papel importantíssimo, não somente no dia da celebração, mas em toda a vida do casal. Por isso ele deve se aprimorar sempre, buscando novas ferramentas que o (a) capacitem para exercer seu papel. Enquanto Profissionais de Celebrações não podemos nos acomodar. Precisamos buscar sempre, através de cursos, de leituras específicas, de trocas de experiências, um apriivos. Devemos ter a capacidade para amá-los incondicionalmente, compreendê-los e caminhar com eles, mostrando-lhes o caminho.. A qualificação e a capacitação são fundamentais e hoje, através dos modernos meios de comunicação, os noivos tem como fazer essa avaliação.
Evidentemente que isso implica em custos. Quem contrata um(a) Profissional de Celebrações, deve saber que está contratando um(a) profissional que investiu muito nessa sua preparação. E, como dito acima, NÃO é simplesmente alguém que “vai lá para falar algumas palavras bonitas”, e sim, vai como um profissional de alta performance e que para isso deve ser remunerado de maneira justa. Economizar exatamente na parte mais solene de todo o casamento tem sido um equívoco que tem custado muitas lágrimas de arrependimento a muitos noivos.
HORIZON – Centro de Desenvolvimento Humano
COACHING FAMILIAR – Qualidade de Vida. O aprimoramento nessa área que é muito importante e complexa, é fundamental. Estamos lidando com vidas e sabemos que palavras tem poder, tanto para construir como para destruir. Por isso não podemos descuidar de nosso preparo pessoal, pois só podemos repassar aos outros, o que nós mesmos já vivenciamos.
Para ser um (uma) bom (a) Profissional de Celebrações, precisamos, além do preparo nas áreas da sociologia, filosofia, teologia, oratória, sermos bons ouvintes e termos a capacidade de exercitar a empatia para com nossos noivos.
Celebrante Nadir Rosa Cesarino
Celebrante Waldir Humberto Schubert

Nenhum comentário: