O BURACO NA ROCHA



Sou uma pessoa muito conectada à natureza. Gosto de fazer caminhadas e sentir o cheiro da mata e das flores e ouvir o cantar dos pássaros. Isso me traz uma paz interior muito grande.
Não faz muito tempo, numa dessas caminhadas, sentei à beira de um riacho. Logo acima, havia uma pequena cachoeira. Me aproximei e comecei a observar aquela maravilhosa harmonia existente no universo. De repente, algo chamou minha atenção: uma rocha enorme e no meio dela um buraco, dentro do qual caiam gotas da cachoeira. Foquei um tempo observando aquele espetáculo da natureza. E imediatamente me veio a pergunta: como pode uma pequena gota de água, fazer um buraco tão grande na rocha? Fiquei alí meditando e não foi difícil encontrar a resposta: é possível por causa da perseverança, da persistência. Através da força, a gota não seria capaz de fazer aquele buraco. Mas, a perseverança em ficar gotejando 24 horas por dia, durante dias, semanas, meses, décadas, séculos, fez com o que buraco se formasse e certamente, quer for ao mesmo local daqui há 100 anos, se até lá o ser humano não tiver acabado com tudo, certamente, encontrará um buraco ainda maior.
Na nossa vida não é diferente. Na grande maioria do casos, temos muita pressa, sempre estamos muito ansiosos. Não é por acaso que temos tantas pessoas depressivas em nossa sociedade, pois quem anda depressa, entra em depressão.
Mas não precisamos nem deixar chegar a esse ponto extremo. Nos nossos relacionamentos do dia a dia, falta muita persistência, muita perseverança.
Quantos casamentos não se concretizam porque ou a noiva ou o noivo são apressados demais e não exercitam a persistência?  Às vezes uma as partes ainda não se sente madura para assumir um relacionamento, mas a outra parte, insiste, força, quer fazer acontecer e muitos relacionamentos lindos acabam, pela falta de perseverança.
No casamento não é diferente. Quantos casamentos acabam pela falta de perseverança? Pela falta de persistência?
Diz um antigo dito popular, que a pressa é inimiga da perfeição. Eis aí uma grande verdade.
Muitas vezes, por causa da pressa, jogamos fora toda uma carreira profissional, ou um relacionamento de muitos anos. E tudo, por causa da falta de perseverança, por causa da falta de persistência.
Precisamos aprender a desacelerar. Andar mais devagar. Observar os pequenos detalhes ao nosso redor.
Porque, no tempo do namoro e mesmo depois no casamento, não prestamos mais atenção à pessoa que está ao nosso lado e começamos a estimular a sensibilidade da outra pessoa, para que se sinta mais valorizada, para que se sinta importante? Por que não dedicamos um tempo para surpreender nosso companheiro ou nossa companheira com um convite especial, seja para ir ao cinema e assistir um bom filme ou a um restaurante para desfrutar de um jantar maravilhoso? Ou, porque não preparamos em casa mesmo, um ambiente aconchegante, acolhedor para receber a pessoa amada. Aquele seu joguinho preferido no computador ou aquele capítulo especial da novela, podem ser recuperados em outro momento. Mas a emoção de um momento a sós, só você e seu cônjuge?  Ahhhh esse é único e não pode esperar. São esses pequenos detalhes que fazem a grande diferença.
Lembram daquela gota que conseguiu cavar um buraco na rocha? Pois é. Se ela tivesse tido pressa e não fosse persistente e perseverante, ela não teria alcançado seu objetivo. Mas a gota não desistiu. Continuou caindo no mesmo lugar, com a mesma intensidade durante séculos, até formar esse lindo buraco com o qual me deparei.
Sempre digo aos meus noivos que não quero passar na vida deles, simplesmente como o Celebrante do Casamento deles e sim, continuar sendo um amigo, um conselheiro, seja nos bons, como também nos momentos não tão bons.
Vamos começar a exercitar a persistência e a perseverança em nossa vida para que possamos ser pessoas mais felizes e realizadas e assim, fazer a alegria das pessoas com as quais convivemos em nosso dia a dia, seja na família ou no trabalho?
Desejo isso e muito mais a você para que sua vida seja repleta de alegrias e realizações. NAMASTÊ.


Nenhum comentário: