quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CIÚME - VENENO PARA UM CASAMENTO!!!

O CIÚME MELHORA DEPOIS DO CASAMENTO?    



Os especialistas afirmam que situações ruins em um namoro só tendem a piorar depois do casamento - e o ciúme é um deles. Não adianta acreditar que por causa da convivência mais próxima, o ciumento vai sossegar.
"As pessoas alimentam ilusões sobre casamento porque não conhecem ainda esta realidade. Não estão muito satisfeitas com a situação atual e fantasiam que o futuro pode ser melhor com o casamento", diz a terapeuta de casais e professora da PUC-SP Magdalena Ramos.
A internauta R.B., que namora há dois anos e quatro meses, diz que o namorado tem muito ciúme, inclusive da família e dos amigos, e está na dúvida se com o casamento a situação vai piorar ou melhorar.
"Casamento não melhora, piora a situação. O marido pode se sentir com mais poder sobre a mulher e passa a exigir mais. O ciumento não tem parâmetro do que é real ou fantasia e cria situações mais exageradas do que a realidade", acredita a psicóloga.
Portanto, antes de se comprometer em um casamento, pense bem, não há "mágica". "É necessário primeiro acertar as diferenças. Depois do casamento tudo fica mais difícil. Se com cada um, morando em sua casa, já há desentendimentos, imagine morando junto", diz Antonio Carlos Amador Pereira, psicoterapeuta, professor da PUC-SP e co-autor do livro Ou eu ou ela.


Dicas


O psicoterapeuta dá dicas para quem vive uma situação como esta. "Pergunte-se como se sente. Qual é a vantagem de viver desta forma? O que me mantém nessa situação?"
A pessoa que vive com o ciumento está se anulando. Tenta impor sua vontade, mas tem sempre que bater de frente com alguém e depois de um tempo, nem tenta mais. Você pode perceber que há um sentimento de que o ciumento é um tipo de "protetor", que tem medo de novos relacionamento ou somente está acomodada.
Então cabe a segunda pergunta: "Por que me anulo? Quais são seus medos em relação ao mundo?"
Responder estas perguntas ajudam a ter uma idéia mais clara sobre o que está acontecendo. Para sair desta situação é preciso se analisar e não somente pensar no parceiro ciumento - para isso vale tudo, inclusive procurar ajuda psicológica.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse texto é otimo....