quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS RITOS DE PASSAGEM!

Nossa vida é marcada por um começo e um fim. É marcada pelo nascimento e pela morte. No entanto, entre esses dois polos, existe uma vasta gama de acontecimentos que merecem atenção. O nascimento do primeiro filho ou primeiro neto, gera um clima de expectativa nos pais e avós de "primeira viagem". É um momento importante que a nosso ver não deveria passar em branco. Outro momento importante é o início da vida escolar. Depois vem o vestibular,  o ingresso na Universidade, depois vem  a graduação, o noivado, o casamento, o nascimento do primeiro filho, não exatamente nessa ordem. O primeiro emprego, a aposentadoria e infelizmente não podemos esquecer do divórcio. São todos eles, acontecimentos que marcam profundamente a nossa vida. E cada um desses momentos merece ser vivido intensamente. Deve-se dar significado a cada uma dessas etapas. Hoje já temos estudos que mostram que quanto mais intesamente nós vivenciamos, experenciamos cada um desses acontecimentos, tanto mais cheio de significado será a nossa vida como um todo.
A partir da nossa experiência de vida, podemos dizer que para alguns desses momentos, temos uma certa dificuldade em dar-lhe significado, como é por exemplo o nascimento. Comemoramos pouco o nascimento e não estamos preparados para a  morte . É uma pena que seja assim. O mesmo acontece com o casamento e o divórcio. Ao primeiro, dedica-se toda a pompa, enquanto que ao segundo, na grande maioria dos casos, atribui-se culpa, ódio e ressentimento. Por que? Nossa cultura é triunfalista, por isso não se conforma nem com a morte, nem com o término de uma relação matrimonial.
Quem sabe se aprendêssemos a valorizar cada momento importante em nossas vidas e preenchêssemos eses momentos com Ritos de Passagem, realmente significantes para cada ocasião, não viveríamos muito mais felizes!
Sabemos que o estresse, a depressão,o ódio e os ressentimentos são causa frequente de doenças como o câncer, diabetes e cardio-vasculares. Uma boa saúde e consequentemente uma boa qualidade de vida, depende em aprendermos a valorizar os momentos importantes que marcam a nossa vida e ter a ousadia de celebrar cada passagem com um rito que lhe dê significado.

Um comentário:

Anônimo disse...

MARAVILHA...